História da Instituição

A Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) é uma instituição estadual de ensino público e gratuito, possui duas áreas: sua sede situada no centro de Canguçu-RS, dividida entre a área da Escola propriamente dita e o Alojamento de alunos do internato, bem como a Área de Experimentos e Produção (50 ha).

Criada em 1964, a ETEC surgiu como Escola Técnica de Comércio José Bonifácio, ofertando o Curso Técnico em Contabilidade. Em 1974, é criada a primeira turma do Curso Técnico em Agricultura. Hoje a escola oferta ao público Ensino Médio Politécnico, Técnico em Contabilidade (Subsequente), Técnico em Agricultura (Subsequente e Integrado ao Ensino Médio). Totalizam aproximadamente de 650 alunos, 55 professores e 20 funcionários.

Na ETEC, busca-se utilizar o Trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Principio Pedagógico, estruturados através de diversos projetos desenvolvidos pelos professores. Entre essas ações destacam-se atividades de caráter permanente como os Projetos Didático-Experimentais do Curso de Agricultura, o Projeto de Teatro Jovens Talentos do Curso de Ensino Médio Politécnico e a Ronda do CTG Cancela da Querência, entidade criada e mantida pelos alunos e professores da ETEC.

Atualmente na área compreendida pela 5ª Coordenadoria de Educação da SEDUC/RS, apenas duas instituições fornecem cursos do eixo Recursos Naturais. Este fato faz com que a ETEC tenha em seu corpo discente alunos da Zona Sul do RS, oriundos de Canguçu, Capão do Leão, Morro Redondo, Piratini, São Lourenço, Santana da Boa Vista e Pelotas. Para a comunidade escolar, são disponibilizados alojamentos para alunos no regime de internato, serviço de lavanderia, cozinha/refeitório e um Centro de Tradições Gaúchas.

Devido sua atuação, a ETEC conta com uma estrutura para fins didáticos experimentais nas mais importantes atividades agropecuárias da região. Possui infraestrutura para a criação de suínos, aves, bovinos de leite, setor de mecanização, estufas plásticas para produção de mudas, pomares e horta.

A escola dispõe de laboratórios de solos, topografia, informática, entre outros. Reforça sua estrutura básica através de convênios com propriedades de referência na criação de ovinos, por exemplo, a Cabanha Itaguaçu, e de base ecológica, na Chácara Pau D’Erva, propriedade familiar que se encontra em Transição Agroecológica e se dedica à criação de bovinos para produção de leite e ao cultivo de hortaliças e frutas. Além destas duas propriedades, a ETEC tem convênio de cooperação com o Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (CETAC), mantido pela Emater-RS, onde colabora nos cursos de Agroecologia, Bovinocultura Leiteira e Manejo e Conservação da Água e do Solo. No Centro, a ETEC desenvolve seu projeto de Olericultura de Base Ecológica, orientado a partir do referencial da Agroecologia.

Essa atuação em rede promoveu uma maior aproximação da escola com instituições de pesquisa, como a Embrapa Clima Temperado (CPACT), órgãos de extensão rural, no caso específico da EMATER-RS e a sociedade civil organizada, seja ela em movimentos sociais da agricultura familiar e camponesa, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ou em organizações representativas, como associações e cooperativas de ação regional, e além da representação sindical, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e do Sindicato Rural de Canguçu.