Postado: 15/12/2014

Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Dezembro

AVALIAÇÃO DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO DEZEMBRO - 2º ETAPA

No dia 29 de novembro fizemos o último encontro de novembro do PNEM. Seguem as informações sobre como avaliar no SIMEC.

Passo-a-Passo:

1. Entrar no site do simec.mec.gov.br com seu número de CPF e Senha.

2. Buscar na Aba Avaliação Complementar, destacado com o quadrado vermelho na figura abaixo:

?

Figura 1. Localização da Avaliação Complementar no SIMEC

 

3. Na mesma página, selecione e avalie cada um dos períodos correspondentes, no local indicado pela seta vermelha na figura acima.

4. Ao selecionar algum período a tela mudara automaticamente, e você poderá selecionar se foram realizados encontros presenciais, com uma quantidade e de encontros e uma carga horária para ser informada (Figura 2).

?Figura 2. Localização da Avaliação Complementar no SIMEC

Para cada mês será necessário atribuir um número de encontros e uma carga horária. Nós, orientadores de estudos da ETEC contabilizamos reuniões pedagógicas como atividade do PNEM, conforme orientação das formadoras regionais.

6. Para saber o número de encontros e a carga horária para cada um dos meses da formação, consulte a Tabela 1:

 

Tabela 1. Número de encontros, carga horária e atividades obrigatórias mensais para a 2ª Etapa.

Mês

Nº de encontro

Nº de horas

Dezembro

3

24

 

ATIVIDADE A SEREM AVALIADAS

CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS

1) Discutir o tema "encargo da compreensão" e redigir um texto (p. 18)

4) Planejar e realizar ação curricular na área de Ciências Humanas (p. 44)

 

CADERNO III - CIÊNCIAS DA NATUREZA

2) Discutir um conjunto de excertos do livro "Ensino de Ciências e Cidadania" (p.21).    

3) Planejar e realizar atividade de ensino interdisciplinar (p.28).

 

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA

 

CADERNO 2 - ETAPA 2: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

TAREFA 1 (PRESENCIAL E COLETIVA)

        O texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”. Leia e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.

              “Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade” (Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdi)

 

TAREFA 4 (PRESENCIAL E COLETIVA)

No nosso dia a dia utilizamos livros didáticos que por vezes não contemplam determinados conteúdos. No entanto, eles são, em muitos casos, um dos poucos materiais pedagógicos que a escola dispõe. Uma possibilidade é criarmos propostas de investigação e desafios para os estudantes, permitin­do que eles próprios busquem nos livros didáticos, ou em outros materiais, os quais possam viabilizar a pesquisa, refutando ou confir­mando hipóteses construídas pelos estudantes.

Temos como atividade, a criação de uma proposta de ação curricular na área de Ciências Humanas baseada na formulação de um problema a ser investigado, uma investigação científica geradora de conhecimentos significativos, valorizadora da autonomia dos estudantes e propiciadora de possíveis mudanças.

 

 

CADERNO 3 - ETAPA 2: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

TAREFA 2 (PRESENCIAL E COLETIVA)

Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo, retiradas do livro Ensino de Ciências e Cida­dania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontrado na biblioteca da sua escola, pois faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor, do ano de 2010.

 

ENSINAR CIÊNCIAS É:

  • Estimular atividade intelectual e social dos alunos.
  • Motivar e dar prazer pelo aprendizado.
  • Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda a humanidade.
  • Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos.
  • Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos de interesse dos alunos.
  • Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência.
  • Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.

 

ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É:

  • Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem promover discussões para análise de pro­cedimentos e resultados.
  • Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas.
  • Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados durante o curso.
  • Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
  • Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
  • Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
  • Não criar situações para realização de experimento mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outras.
  • Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.
  • Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.

Discuta essas afirmações com os seus colegas. Todos concordam com essas afirmações? Como podem, de fato, serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?

 

TAREFA 3 (PRESENCIAL E COLETIVA)

Caro professor, cara professora, a partir das reflexões dessa unidade sugerimos que pensem no planejamento de uma atividade ou sequência de atividades de ensino desenvolvida de forma interdisciplinar a partir dos temas indicados a seguir, ou outro tema que o grupo achar pertinente. O planejamento deve considerar a sequência proposta pela figura 2 para uma abordagem CTS e também aspectos do ensino por investigação discutidos na unidade 1 deste Caderno.

Sugerimos que após o planejamento, discussão e reflexão sobre a realização da atividade, esta seja concretizada em sala de aula com seus alunos.

Temas: alimentos transgênicos; clonagem humana; construção de usinas nucleares; crise no fornecimento de água e energia; efeito estufa; enchentes; exploração espacial; fontes de energia e os possíveis impactos ambientais; meios de transporte; poluição em suas diferentes formas; utilização do aparelho telefônico celular na atualidade.