Postado: 25/08/2015

Projeto de Civilidade: Sabão Ecológico

Unir a prática e a teoria é um desafio para todos os professores. Buscar a diferença em relação a problemas ambientais é o desafio de todos. Na ETEC, uma professora e seus alunos através do projeto de civilidade estão conseguindo ambos, através da produção de sabão ecológico.

A profª Marlise Buttow Reichow está produzindo sabão ecológico artesanal com a comunidade escolar da ETEC. Servindo como um eixo integrador que outras disciplinas podem se integrar, a professora de língua português inova ao utilizar o óleo de cozinha que seria descartado para produção de sabão ecológico que retorna para a comunidade escolar, sendo inclusive utilizado para a produção de caldas agroecológicas do Curso Técnico em Agricultura.

Abaixo seguem algumas fotos do projeto:

Figura 1: Turma do 3ºC do Ensino Médio Politécnico produzindo sabão ecológico na Área de Produção e Experimentos da ETEC

Figura 2: A colaboração e o trabalho em equipe dos alunos do 3ºC são necessárias para a produção do sabão ecológico.

Figura 3: O diretor Antonio Maia auxilia os alunos do 3ºC a produzir o sabão.

Figura 4: O preparo do sabão ecológico.

Figura 5: Professores e funcionários envolvidos no preparo do sabão ecológico.

Figura 6: Adição do óleo na produção do sabão ecológico.

Figura 7: O chimarrão é o companheiro do sabão ecológico.

Figura 8: Produção do sabão ecológico.

Figura 9: Sabão ecológico produzido pelos projeto.