Postado: 23/06/2016

Formação Sistema de Gestão de Projetos - Escola de Tempo Integral

No dia 21 de junho de 2016, ocorreu na sede do Núclo de Tecnologias Educacionais (NTE) uma formação sobre sistema de gestão de projetos para escolas em Tempo Integral, proporcionada Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS) a fim de preparar as escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). Esta formação tem por finalidade criar um ambiente pelo qual poderá ser acompanhado e compartilhado, além de evidenciar as iniciativas voltadas ao projeto Escola em Tempo Integral.

O encontro reuniu assessores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), além de representantes de escolas. Além das assessoras responsáveis pelas ações direcionadas ao Tempo Integral da Seduc/RS, Hilda Diehl e Élida Montani esteve presente Suellen Batista, orientadora educacional da empresa MSTECH responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Com o Decreto Estadual assinado em 9 de maio de 2016 a Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) passou a fazer parte das escolas em Tempo Integral, que ampliou, em 2016, seu atendimento de 9,9 mil para 24 mil estudantes da rede estadual. Para representar a escola foi enviado o prof. Fernando Hax que coordena o Curso Técnico em Agricultura e que será responsável pela mutiplicação da formação junto aos demais professores da ETEC.

Conforme a assessoria de imprensa da Seduc/RS, o sistema de gestão de projetos serve como ferramenta auxiliar e foi pensado considerando a importância das tecnologias digitais no desenvolvimento de processos pedagógicos em contextos escolares. Seus recursos ampliam as possibilidades de qualificar a ação instrutiva, baseada na metodologia de projetos.

Figura 1. Hilda Diehl (em pé) e  Suellen  Batista (sentada).