Postado: 05/12/2016

Visita Técnica de Agroindústria - Vinícola Nardello

No dia 28 de novembro de 2016, oOs alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação dos profs. Iara Rosa Gomes, Sandro Madruga e Fernando Hax, participaram de uma visita técnica a Vinícola Nardello em Morro Redondo-RS.

À sombra das videiras, conduzida no sistema latada, os alunos escutaram atentamente a explanação do proprietário, Sr. Laudelino Nardello, que destacou a história da criação da vinícola, as escolhas técnicas de cultivares e sistema de condução, o manejo das pragas e doenças e as necessidades de adequação a legislação sanitária a fim de adequar as exigências do Ministério da Agricultura (MAPA).

O Sr. Nardello explanou sobre sua decisão em conduzir as videiras no sistema latada, geralmente associado a uvas americanas (Vitis labrusca) que ele acredita produzir 30% a mais que no sistema espaldeira, normalmente utilizado para a produção de uvas viníferas (Vitis vinífera).

Em relação as cultivares produzidas, ele produz basicamente a variedade Bordô (tinto) com 90% da produção e Niágara (branco) com 10% restante, ambas cultivares de uvas americanas, o que justifica sua escolha de sistema de condução.

Ele destacou que o sistema de condução e as variedades de uva americana são mais resistente a pragas e doenças, e reduz significativamente a necessidade de tratamentos com agrotóxicos. Ele também observou que produtividade destas variedades de uvas americanas reduz apenas 30% sem o controle com agrotóxicos, e que ele tem vontade em avançar na produção de vinhos orgânicos.

Para o Sr. Nardello, é fundamental focar a produção a partir da matéria-prima, uma vez que a qualidade não pode ser melhorada na vinificação, apenas mantida. Quando ele relatou as dificuldades relacionadas a adequação sanitária para atender as exigências legais para o registro no MAPA, destacou que o conhecimento utilizado na edificação da gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lurdes foi essencial, pois seu desejo era fazer a agroindústria toda de pedra.

Após a visita a agroindústria foram oferecidas amostras dos sucos e vinhos para ser degustadas por professores e alunos.

Abaixo algumas fotos da visita: