Postado: 27/11/2017

Uso de Drones na Agricultura e Pecuária: Possibilidades Reais para Canguçu

Por Fernando Hax

O uso de drones vem ganhando espaço em diversas áreas, desde da “espionagem” esportiva, como o suposto caso do Grêmio que pode ter espionado seus rivais com esta tecnologia, até o uso para fins agropecuários.

No uso para a produção vegetal, destaca-se a demarcação da área dos cultivos, o acompanhamento do desenvolvimento das plantas, analise da sanidade vegetal com a vistoria de ataque de pragas e doenças e a pulverização das lavouras. No uso para a produção animal destaca-se o acompanhamento das pastagens, contagem dos animais do rebanho, tocar o rebanho e a busca por animais perdidos. No uso em geral, observa-se o potencial para monitoramento do desmatamento, vigilância da propriedade, facilita a busca por nascentes e permite identificar com facilidade focos de incêndios, servindo ainda para realizar levantamentos topográficos e facilita a comercialização da propriedade rural, permitindo a futuros compradores conhecer o local antes de efetuar o negócio.

Em uma notícia no site da Globo Rural observa-se que a EMBRAPA já apresenta alternativas de drones agrícolas para serem usados no Brasil, com tecnologias como câmeras infravermelhas capazes de detectar estresses nas plantas, como falta de água. Estes drones variam em custo e tamanho, indo de 5 mil reais (modelo pequeno) a 120 mil reais (modelo grande). Ainda assim, é possível utilizar drones normais para realizar uma grande parte das atividades descritas acima.

Em 2017, o aluno Guilherme Lopes, do 3º ano do Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio participou do Programa Novos Rurais, fruto da parceria entre o Instituto Souza Cruz e a ETEC e investiu na aquisição de um drone para realização de atividades agropecuárias.

No mês de novembro de 2017, Guilherme Canuto realizou uma vistoria na Área de Produção e Experimentos da Escola, onde realizou uma série de fotografias e filmagens que permitem constatar a viabilidade do uso para fins agropecuários do referido drone.

Abaixo segue duas fotos em alta resolução e um pequeno vídeo disponibilizados por ele que permite observar a funcionalidade do equipamento:

Figura 1. Vista aérea da Área de Experimentos e Produção da ETEC (CANUTO, 2017)