Postado: 17/04/2018

Convite abertura da edição 2018 do Programa Novos Rurais

Iniciativa do Instituto Souza Cruz em parceria com a ETEC forma jovens empreendedores e acelera a criação de negócios inovadores no campo

O Instituto Souza Cruz e a Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) irão promover no dia 25 de abril uma mostra de projetos empreendedores para o lançamento da nova turma do programa Novos Rurais em 2018. O encontro será realizado no auditório da ETEC, no município de Canguçu (RS), a partir das 8h30min, e será aberto à participação da comunidade.

A programação inclui uma apresentação institucional do Novos Rurais e os resultados da parceria com a escola, onde o programa é aplicado desde 2013. Na ocasião, os alunos que participaram da formação em 2017 irão também expor seus projetos empreendedores.

A primeira fase do módulo de formação do Novos Rurais terá início no mês de maio e a seleção de projetos está prevista para ser realizada no mês de julho.

Em cinco anos, o programa Novos Rurais já beneficiou mais de 3 mil jovens em 140 municípios nas regiões Sul e Sudeste. Foram 2.260 jovens formados, 34 escolas técnicas participantes, 746 projetos implantados, mais de 2 mil toneladas de alimentos produzidos e mais de R$ 21 milhões de geração de riqueza.

Instituto Souza Cruz
Fundado em 2000, o Instituto Souza Cruz foi um dos primeiros institutos empresariais a buscar soluções para contribuir com uma agricultura familiar próspera e sustentável investindo no empreendedorismo da juventude rural, oferecendo capacitação em gestão e acelerando novos negócios no campo.

A principal iniciativa do Instituto é o Novos Rurais. Aplicado em parceria com escolas do campo, o programa é dividido em duas fases: na primeira, os jovens recebem treinamento em temas como empreendedorismo, inovação e tendências de mercado. Ao final da formação, eles elaboram um plano de negócios que passa por uma curadoria. Na segunda fase, os melhores projetos são selecionados e os jovens recebem um apoio financeiro para viabilizar o seu empreendimento.

O Novos Rurais é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU-FAO) como uma boa prática para o Desenvolvimento Sustentável.