Estágios Curriculares Supervisionados

O Estágio Curricular Supervisionado  é uma importante etapa da formação do Curso Técnico em Agricultura. Os alunos do Curso Técnico em Agricultura na modalidade subsequente podem realizar no decorrer do curso estágios de natureza não-obrigatória, que auxiliaram na formação profissional e permitirá uma maior aproximação do mundo do trabalho.

Ao fim das disciplinas curriculares, o aluno deverá se matricular em um Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de duração de 400 horas (360 horas de atividade e 40 horas para elaboração do relatório). Os alunos do Curso Técnico em Agricultura na modalidade Integrada ao Ensino Médio também podem realizar o estágio Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas férias entre o 1º e 2º anos e entre o 2º e 3º anos.

Independente da modalidade, o prazo para realização do estágio curricular supervisionado obrigatório é de 2 anos, a contar a partir do encerramento do último ano do curso. 

Para a realização do Estágio, o aluno deverá procurar uma empresa ou profissional relacionada a área técnica do curso. O estágio poderá ser realizado nas organizações abaixo relacionadas, desde que qualificados para este fim, conforme legislação vigente:

1) Empresas agropecuárias públicas e privadas.

2) Propriedades rurais, inclusive da família, desde que assistida por profissional.

3) Liberal vinculado aos órgãos de classe.

4) Cooperativas e associações ligadas à produção agropecuária.

5) Órgãos de pesquisa e extensão rural.

6) Instituições com atuação na área de agricultura e pecuária.

7) Instituições de ensino.

8) Secretarias municipais.

9) Comunidade em que a escola está inserida e/ou demais comunidades da cidade ou região.

Duas peças-chave no estágio são o Coordenador de Estágios e o Supervisor na Empresa.

O Coordenador de Estágios é um professor do Curso Técnico em Agricultura responsável por orientar os alunos da escola e a realizar todos os trâmites necessários dentro da escola e junto a empresa. Atualmente a profª Márcia Fonseca é a Coordenadora de Estágios.

Após determinar o local de estágio deverá o aluno selecionar um professor orientador dentro do quadro de professores do Curso Técnico em Agricultura. Este professor deverá ser relacionado a área do estágio e deverá auxiliar o aluno durante a realização do estágio. Ele também auxilia na organização da avaliação do aluno através da elaboração do relatório final e da apresentação de estágios para a banca de defesa.

O Supervisor na Empresa é um profissional necessáriamente com formação técnica ou superior relacionado a área técnica do curso, que fará o acompanhamento do aluno na empresa.

Documentos Obrigatórios para Realização do Estágio:

Estes documentos são elaborados e disponibilizados pela coordenadora de estágios, a profª Márcia Fonseca. Apenas quando toda a documentação estiver corretamente preenchiva e validada será possível começar o estágio.

Para a realização do estágio, são necessários os seguintes documentos:

1) Carta de Apresentação: Documento elaborado pelo supervisor de estágios com os dados do aluno direcionada ao Supervisor na Empresa.

2) Ficha de Matrícula: Este documento oficializa para a escola o estágio. 

3) Ficha de Atividades: Esta ficha serve para registro das atividades diárias realizadas na empresa. É necessario que as atividades sejam reconhecidas pelo Supervisor de Empresa com rubrica no local indicado. As atividades não podem exceder 6 horas diárias e nem serem desenvolvidas nos finais de semana e feriados.

4) Termo de Intercooperação/Convênio: Este termo é celebrado entre a empresa ou profissional autônomo e a escola e define os termos de estágio entre ambos.

5) Termo de Compromisso: Este termo define as relações entre aluno, empresa e escola.

6) Ficha de Avaliação do Supervisor na Empresa: Esta ficha deverá ser entregue no final do estágio e conta com a avaliação do aluno realizada pelo Supervsor na Empresa.

7) Declaração de cumprimento dos protocólos sanitários: Em caso de emergência devido a pandemias, empresa declara estar autorizada e funcionando conforme critérios, protocolos, bandeiras e decretos previstos no processo de distanciamento controlado em vigor no Estado do Rio Grande do Sul (http://distanciamentocontrolado.rs.gov.br), permitindo a atuação de estagiários da ETEC em suas dependências conforme as normas e protocolos.

Modelos e Documentos Complementares

Abaixo encontram-se documentos complementares para a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios, Não-Obrigatórios e Monitorias. 

Preenchimento do Relatório de Estágio - Guia explicativo sobre como redigir as seções do relatório de estágio.

Modelo em Branco - Modelo em branco do relatório de estágio devidamente formatado e com instruções simples.

Modelo de Apresentação - Modelo de arquivo de Power Point com detalhes sobre a apresentação do estágio.

Manual de Estágio Supervisionado 2016/2017. - Manual elaborado pela Supervisão de Estágios para orientação dos alunos na realização de estágios.

Cartilha esclarecedora sobre a lei do estágio: lei nº 11.788/2008

Defesas de Estágio

A fim de agilizar e permitir um melhor planejamento dos estudantes que já concluíram seus estágios, a partir de junho/2021, a Coordenação de Estágios da Escola Técnica Estadual Canguçu definiu o calendário de defesas dos Estágios Supervisionado Curriculares Obrigatórios do Curso Técnico em Agricultura, modalidades Subsequente e Integrado.

As inscrições para as defesas serão abertas duas vezes ao ano, uma banca no inicio, por volta de abril a maio e outra em outubro. Ao término do ano letivo os alunos concluintes são convidados a entrar em um grupo de alunos estagiários com os quais estarão em contato constante com a Coordenação de Estágios.

Para realizar a defesa de seu estágio, o aluno deverá ter concluído o período de 360h na realização do estágio em si, em uma empresa, propriedade rural ou instituição relacionadas anteriormente nesta publicação e ter concluído seu relatório de estágio no período de 40h, totalizando um mínimo de 400 horas de estágio.

A inscrição para as defesas deverão ser realizadas diretamente com a coordenação de estágios e com aval do professor orientador. Para participar da banca o aluno estagiário deverá enviar o relatório e a apresentação para o professor até 30 dias antes da data programada para defesa.

Casos particulares deverão ser discutidos com a supervisora de estágios, Profª. Márcia Fonseca.