Coleta, preparo e remessa de amostra de solos

COLETA DO MATERIAL

Para  a analise, a amostra pode ser coletada com enxada, enxadão e pá de corte ou trado, balde e saco plástico com etiqueta de identificação.

Para a realização de uma amostragem adequada, deve-se escolher aleatoriamente um ponto na gleba, previamente definida. Realiza-se uma limpeza superficial nesse local (capina, se necessário) com auxílio de uma enxada. Em seguida, com o uso do trado, coleta-se uma amostra na profundidade desejada.

Se a ferramenta utilizada for o enxadão, abre-se uma valeta conforme ilustram os quadros C e D da figura ao lado, e, com auxílio da pá de corte, retira-se uma fatia de aproximadamente 3 cm de espessura, desprezando-se as  laterais da amostra e colocando a parte central em um balde plástico limpo. Essa operação deverá ser repetida pelo menos 20 vezes dentro da mesma gleba, caminhando-se ao acaso e em zigue-zague na área, para cada uma das profundidades amostradas.

Fig. 1: Sequência de operações na coleta de amostra do solo, utilizando-se de enxadão e pá-de-corte .

Não devem ser coletadas amostras em locais atípicos da paisagem, como nas proximidades das casas, galpões, brejos, voçorocas, caminhos de pedestres, trilho de animais, formigueiros etc., evitando introduzir erros na amostragem.

Fig. 2: Divisão das glebas de uma propriedade.

REMESSA DA AMOSTRA

Após a coleta das amostras simples, o solo deve ser bem misturado, obtendo-se uma amostra composta uniforme, da qual se separam 300 a 500 gramas em saco plástico limpo com etiqueta ou caixinha de papelão apropriada.

Caso não seja possível encaminhá-las em menos de 12 horas, as amostras devem ser secas à sombra, em local protegido de contaminação com poeira ou qualquer outro resíduo, e encaminhar para o laboratório logo que possível, estando corretamente identificadas.

Uma ficha de identificação, fornecida pelo laboratório deve ser preenchido, visando melhor conhecimento do solo e do seu manejo, a fim de facilitar a interpretação dos resultados. Não deixe de realizar a análise do solo. É um investimento muito pequeno comparado aos benefícios que ela propicia.