Projeto de Teatro Jovens Talentos

O Festival de Teatro na ETEC ocorre desde 2008. Ressalta-se que a maioria dos alunos é da zona rural, onde o acesso à arte é bastante restrito. Também o hábito de leitura não é algo comum a todos os jovens. Assim a escola tem um importante papel de intermediar essa aprendizagem, além de vencer preconceitos e barreiras a respeito da leitura. Por isso, é necessário um trabalho diversificado, que possa aproximar ao máximo a comunidade escolar à arte e despertar o interesse por obras literárias. Objetivando isso, surgiu a ideia de utilizar o teatro para demonstrar as obras. Nele é possível reunir literatura, dramaturgia, música, pintura, escultura, artesanato, tecnologias, enfim uma diversidade artística.

No princípio, o trabalho com teatro era encenado apenas para a turma. Por vezes, os melhores esquetes eram reapresentados em outros eventos na escola. O que fomentou a curiosidade pelos trabalhos das outras turmas.

Em 2007, os alunos sugeriram que todos os esquetes fossem demonstrados para serem apreciados todos os trabalhos. Então surgiu a criação do Festival de Teatro Jovens Talentos, nome escolhido pelos alunos do referido ano. A partir disso, temos mais de vinte esquetes concorrendo todos os anos.

Festival de Teatro – edição 2013 - foto concedida por Maidana

Em cada festival, os alunos buscam aperfeiçoar seus trabalhos anteriores, testam seus limites e ampliam seus conhecimentos. Eles percebem a importância da crítica para que isso aconteça, recebendo as opiniões dos outros, como forma de crescimento. Algo essencial na convivência humana.

O conhecimento das obras literárias e dos conceitos teóricos ocorre naturalmente, já que para fazer a adaptação é necessária a análise da obra, não só do enredo, mas de suas personagens, dos cenários, dos detalhes. Também acontece o estudo histórico da época em que a obra é ambientada, pois para caracterizar o figurino e o cenário é imprescindível esse conhecimento.

Festival de Teatro – edição 2013 - foto concedia por Maidana

Outro aspecto relevante é a participação da família, desde a ajuda nos ensaios, cenários e figurinos, até a presença no festival. Assim reunimos a comunidade escolar numa troca de gentilezas e conhecimento.

Embora seja uma competição, o festival não enfatiza a competitividade, pois a superação individual e do grupo está acima da disputa. Os grupos auxiliam uns aos outros, trocando figurinos, cenários, manuseando cortinas. A escola fica mais unida e feliz.

Os vencedores são premiados de acordo com sua série e classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar.